SEGURANÇA ONLINE

Como bloquear seu Smartphone da forma mais segura



Qual é a primeira coisa que você faz em um smartphone para protegê-lo? A resposta é simples: configurar uma tela de bloqueio. Contudo, muitos usuários não adotam esse recurso básico, porém essencial, e que pode minimizar o risco de ter os dados roubados, a identidade, a perda da privacidade ou mesmo uma dívida enorme na sua operadora.

Antes de instalar um antivírus no seu dispositivo, criptografar seus dados e mensagens, e outras medidas de segurança mais complexas, a coisa mais importante que você pode fazer quando com um novo smartphone é configurar um método de bloqueio de tela. Sim, a resposta é simples, mas você ficaria surpreso com o número de proprietários de smartphones que não protegem seus dispositivos bloqueando o acesso ao aparelho, e isso significa que a tela inicial pode ser ativada por um simples deslize dos dedos sobre ela.

Roubo, furto ou perda

Caso você venha a perder o seu smartphone ou se o mesmo for roubado, não ter um bloqueio de tela ou um PIN do cartão SIM é uma péssima notícia. Caso você não saiba, o seu cartão SIM possui memória e armazena informações, as mesmas podem ser acessadas e, mesmo que não contenham conteúdo sensível, seu celular pode ser usado para realizar ligações, e mesmo que estas venham a dar dor de cabeça na hora de recuperar o valor gasto em chamadas, seu nome pode ser atrelado a crimes, como extorsão de dinheiro.

Os donos de smartphones hoje têm uma infinidade de maneiras de bloquear e desbloquear seus telefones: leitura de rosto, pressionando o dedo, códigos PIN, detecção de localização e assim por diante.

Uso da sua identidade digital

Se alguém pegar o seu celular de má fé, poderá fazer mais do que apenas chamadas. Pense que suas contas em mídias sociais estarão à disposição e publicar informações prejudiciais, ou pior, acessar o seu cartão de crédito e outros dados sensíveis em e-mails ou salvos em aplicativos. As pessoas que são vítimas de roubo de identidade muitas vezes são atormentadas por isso por anos, visto que a informação é continuamente vendida e usada para outras atividades ilegais.

Como proteger seu aparelho através de um bloqueio de tela

Para acessar as opções de bloqueio de tela, a opção tende a ficar localizada por padrão em:
Configurações > Tela de bloqueio e segurança > Bloqueio de tela.

Uma vez dentro da opção, você verá diferentes métodos de bloqueio de tela. Como você pode ver na imagem abaixo, temos: "Nenhuma", "Passar o dedo", "Padrão", "PIN" e "Senha". Além destas, existe ainda a opção de uso do sensor biométrico, tais como leitor de digitais e escanear de íris.

● Passar o dedo para destravar: deslizar é provavelmente a tela de bloqueio mais usado de todos - é basicamente o padrão. Esta bloqueio de tela não é segura, pois qualquer pessoa pode desbloquear o aparelho, a qualquer momento, basta apenas deslizar o dedo sobre a tela e o telefone será ativado;

● PIN e Senha: estas opção são exatamente o que parecem, ou seja, você criará um PIN numérico ou uma senha alfa-numérica que precisa ser inserida sempre que seja necessário desbloquear o telefone. Estas são sem dúvidas as três opções de bloqueio de tela mais seguras para o seu Android.

Foto: A/D - OpenBrasil.org
Segurança Online - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Segurança Online