Segurança Online: Técnicas para memorizar senha

Técnicas para memorizar senha

Escolha uma frase e a reduza para formar a senha
Como sempre, escolha algo que não seja óbvio. Por exemplo, um trecho de uma música que você curte. Suponhamos que seja o seguinte: “Como é grande o meu amor por você”. Então, pegue a primeira letra de cada palavra para formar a senha.

Mas lembre-se que é preciso mesclar letras, números e símbolos, portanto, use a mesma lógica citada na dica acima.

Quando der para substituir a letra por outro caractere que faça sentido, substitua.Dessa maneira, formaremos a seguinte senha :
Como é grande o meu amor = <3 por você” = Cegom<3pvc

Crie uma regra e adapte-a para cada site

Use apenas uma fórmula mestre, assim você não precisa criar diferentes lógicas para cada senha. Tendo que se lembrar de uma única técnica e adaptá-la para o site que está acessando. Por exemplo, vamos criar a seguinte regra (mas não use esta que todos os leitores vão saber): Começa com o nome do site em questão. Pegamos as três primeiras letras do nome do site e invertemos a ordem. UOL, por exemplo, fica lou.

Em seguida, se a quantidade de letras que compõe o nome do serviço for par, colocar na senha o número 12, se for ímpar, incluir o 23. O próximo caractere do código deve ser a primeira letra do serviço em maiúsculo. Depois, inclua um caractere especial, como por exemplo !. Parece confuso? Veja com os exemplos para esclarecer. O UOL ficaria lou23U!.

Já uma conta no Skype ficaria yks23S! e o dropbox seria ord12D!. Isso é só um exemplo. Você pode criar a regra que preferir, só não se esqueça de que você terá que decorá-la.

Segurança Online - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página