Segurança Online: Senhas diferentes para cada site

Senhas diferentes para cada site

Twitter, Facebook, bancos e e-mails são algumas páginas que precisam de senha para ser acessadas. O problema é que, com a necessidade de tantas palavras-chave, fica difícil decorar todas as senhas. Por isso, é muito comum encontrar pessoas que utilizam a mesma sequencia para todos os sites.

Mas essa prática (que é muito mais comum entre os usuários do que deveria) não é recomendável. O ideal, para fortalecer a segurança, e manter os hackers bem longe, é que cada um desses registros possua uma senha única e especifica.

Se você usa sempre a mesma senha, alguém só precisa descobri-la uma única vez para acessar TODAS as suas contas online. Veja o motivo:

Evitar invasões
Ter uma conta de e-mail invadida já é chato, mas imagina se o invasor puder entrar em todas as outras contas com a mesma senha? A catástrofe será ainda maior. E isso aconteceria rapidamente, sem nenhuma dificuldade para o individuo mal intencionado.

E-mail violado
Uma das principais formas de recuperar uma conta invadida é solicitando o reenvio da senha para o e-mail cadastrado na criação do registro. Mas de nada adianta se o invasor também puder acessar o correio eletrônico, pois ele poderá mudar a senha do correio eletrônico e o usuário não terá acesso à nova senha.

Recuperação das senhas
Muitas pessoas não fazem senhas únicas por medo de não decorá-las. Mas se você perder ou esquecer a senha de um aplicativo, o mundo não vai desabar. Afinal, você ainda poderá acessar os outros locais em que possui cadastro e tentar recuperar o password perdido.

Segurança Online - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página